domingo, 13 de outubro de 2024

Estruturas geológicas e Placas Tectônicas:

 O que são Placas Tectônicas

As placas tectônicas são pedaços da crosta terrestre (litosfera) que flutuam sobre o magma. É acima destas placas que estão localizados os continentes e oceanos. 

A camada da superfície terrestre é constituída por sete principais placas rochosas rígidas que se movimentam e se encaixam como peças de um quebra-cabeça. 

O movimento dessas placas pode ser convergente, quando se movem uma contra a outra; divergente, quando se afastam ou transformante, quando se movem vertical ou paralelamente. 

Os movimentos das placas são responsáveis pelos vulcões, terremotos e tsunamis. 

Assim como a formação dos continentes e mares, formação de cadeias de montanhas e de toda a paisagem que se situa sobre essas placas tectônicas.

Estrutura Geológica do Brasil

A estrutura geológica do Brasil é formada por escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. 

Ela é bem distinta do resto da América do Sul, em que há existência de dobramentos modernos, tal qual a Cordilheira dos Andes. 

Isso ocorre porque o Brasil está localizado no centro da placa tectônica sul-americana, ou seja, numa zona estável que não apresenta abalos sísmicos. 

O que são Estruturas Geológicas: Esses são os arranjos e configurações das rochas que formam a litosfera da Terra, que são extremamente relevantes para a compreensão de processos tectônicos, da formação dos continentes e do clima passado da Terra.


Figura 1: Mapa das estruturas geológicas do relevo moderno! Fonte: Mundo Educação.

Figura 2: A Terra é formada por diversas placas tectônicas.

As estruturas geológicas da Terra são formadas por diferentes camadas de rochas e sedimentos, resultado de processos como sedimentação, metamorfismo e atividade vulcânica. No entanto, um dos principais fatores que moldam essas estruturas são as placas tectônicas, grandes blocos da crosta terrestre que flutuam sobre o manto. O movimento dessas placas, que pode ser convergente, divergente ou transformante, provoca fenômenos como terremotos, formação de montanhas e atividade vulcânica. A interação entre as placas é fundamental para entender a dinâmica da Terra e a formação de diversas características geológicas, como vales, montanhas e fossas oceânicas.

REFERÊNCIAS:

MARQUES, Vinícius. Placas Tectônicas. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/placas-tectonicas/ >. 

MARQUES, Vinícius. Estrutura Geológica do Brasil. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/estrutura-geologica-do-brasil/ >.

Resumo de Estruturas geológicas. Disponível em: <https://app.planejativo.com/estudar/138/resumo/geografia-estruturas-geologicas >. 

Placas tectônicas. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/placas-tectonicas.htm#:~:text=As%20placas%20tect%C3%B4nicas%20s%C3%A3o%20grand es,formada%20por%20diversas%20placas%20tect%C3%B4nicas. >.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo sobre a contribuição dos gregos em redação ao pensamento geográfico.

 Os gregos deram o pontapé inicial para o nascimento e desenvolvimento do saber geográfico, sendo os pioneiros na sistematização desse saber...