Fonte da imagem 1: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm&ved=2ahUKEwjfuo2JjoeJAxWxpZUCHYbiESMQFnoECDMQAQ&usg=AOvVaw1yMyJ9FyHerX71C43FHWoP
Os acidentes geográficos são caracterizados por uma série de mudanças no plano horizontal da superfície terrestre. Os fatores que formam os acidentes geográficos são responsáveis pelo contínuo processo dinâmico de transformação morfológica e são divididos em fatores internos (processos tectônicos, terremotos e vulcanismo) e fatores externos (vento, chuva, neve, mudanças de temperatura, biologia, etc.).
As placas tectônicas estão em constante movimento, fato que pode desencadear colisões entre diferentes placas, desde que estejam dentro de uma zona de convergência. Este fenómeno é uma das consequências das forças endógenas da Terra e desempenha um papel decisivo na formação e modelação do terreno.
Fatores internos fazem com que algumas áreas subam e outras caiam. Os movimentos tectônicos, caracterizados por movimentos crustais, alteram as rochas, fazendo-as enrugar e alterar o terreno. Os vulcões trazem magma (material líquido do manto terrestre) para a superfície terrestre, onde atua como um simulador de terreno.
As forças de modelagem, também conhecidas como forças externas, desempenham um papel muito importante na formação do terreno, assim como as forças internas. O intemperismo físico é o processo de “desgaste” da superfície das rochas. Este fenômeno é causado por mudanças na rocha devido à alternância de temperaturas, onde o calor faz com que a rocha se expanda e o frio, onde ela se contrai; Repetir esse processo por muitos anos cria um alívio.
Fonte da imagem 2: https://brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/as-aguas-como-modeladoras-relevo.htm
A chuva e a água do rio, a neve e o vento também são agentes formadores de esculturas em relevo. A água pode alterar a composição das rochas e causar intemperismo químico. Isso pode causar a desintegração da rocha, o que pode causar fraturas ou provocar erosão. O efeito do vento também ajuda a acelerar o processo.
Atualmente, porém, os humanos são os principais responsáveis pelas mudanças na paisagem. A expansão das áreas urbanas, a construção de rodovias, as escavações para exploração mineral e muitas outras atividades humanas tiveram um impacto significativo na formação e modelagem do terreno.
REFERÊNCIAS:
Fonte do texto:
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://br asilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm&ved=2ahUKEwjfuo2JjoeJAxWxpZUCHYbiESMQFnoECDMQAQ&usg=A OvVaw1yMyJ9FyHerX71C43FHWoP Fonte
Fonte da imagem 1:
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://br asilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm&ved=2ahUKEwjfuo2JjoeJAxWxpZUCHYbiESMQFnoECDMQAQ&usg=A OvVaw1yMyJ9FyHerX71C43FHWoP
Fonte da imagem 2:
https://brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/as-aguas-como-modeladoras-relevo.htm


Nenhum comentário:
Postar um comentário