Os tipos de rocha referem-se às distintas categorias que podem ser identificadas com base nos processos de origem de cada uma.
A classificação é essencial para compreender a variabilidade e a composição geológica do nosso planeta. Dessa forma, as rochas são classificadas em três categorias: magmáticas (ou ígneas), sedimentares, e metamórficas.
Essa distinção permite uma compreensão mais aprofundada dos processos geológicos envolvidos em sua formação. As rochas do primeiro tipo se originam da solidificação do magma, enquanto as demais resultam de rochas preexistentes.
Fonte: imagem 1: https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2022/07/tipos-de-rocha.jpgRESUMO SOBRE OS TIPOS DE ROCHAS
Rochas são materiais sólidos formados por um conjunto de minerais consolidados.
Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.
Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas.
Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.
Minerais são compostos inorgânicos de origem natural que são encontrados puros na natureza ou na estrutura das rochas.
O QUE SÃO ROCHAS
As rochas são, por definição, agregados de um ou mais minerais consolidados. Elas são formadas por meio de processos naturais e dispõem de coloração e textura distintas, que variam de acordo com a sua composição mineralógica, origem e formação. Muitas rochas podem apresentar ainda outros materiais de origem natural, como gelo e matéria orgânica.
A exposição das rochas na superfície terrestre pode acarretar no seu processo de intemperismo, dando origem aos solos e a outras rochas, como veremos mais à frente.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE ROCHAS
A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas. Trata-se das rochas formadas pelo resfriamento e consolidação do magma terrestre. Embora tenham a mesma origem, as rochas ígneas apresentam composições distintas, que variam de acordo com o material de que é formado o magma, isto é, da preponderância de elementos que o constituem.
Dentro da categoria de rochas ígneas podemos identificar ainda duas outras classes de rochas, as quais são estabelecidas de acordo com o seu local de formação. Assim, classifica-se as rochas ígneas em:
◦ Intrusivas (ou plutônicas): são as rochas formadas pelo resfriamento do magma que acontece no interior da litosfera, isto é, em profundidade, sem que haja o processo de erupção desse material para a superfície terrestre. A consolidação dos minerais dessa rocha se dá de maneira lenta, e, por essa razão, os minerais que se formam nessas rochas são maiores e em muitos casos podem ser observados em sua estrutura.
O granito é um exemplo de rocha ígnea intrusiva.






Nenhum comentário:
Postar um comentário