sábado, 12 de outubro de 2024

TIPOS DE ROCHAS

 Os tipos de rocha referem-se às distintas categorias que podem ser identificadas com base nos processos de origem de cada uma.

A classificação é essencial para compreender a variabilidade e a composição geológica do nosso planeta. Dessa forma, as rochas são classificadas em três categorias: magmáticas (ou ígneas), sedimentares, e metamórficas.

Essa distinção permite uma compreensão mais aprofundada dos processos geológicos envolvidos em sua formação. As rochas do primeiro tipo se originam da solidificação do magma, enquanto as demais resultam de rochas preexistentes.

Fonte: imagem 1: https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2022/07/tipos-de-rocha.jpg

RESUMO SOBRE OS TIPOS DE ROCHAS

Rochas são materiais sólidos formados por um conjunto de minerais consolidados.

Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.

Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas.

Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

Minerais são compostos inorgânicos de origem natural que são encontrados puros na natureza ou na estrutura das rochas.

O QUE SÃO ROCHAS

As rochas são, por definição, agregados de um ou mais minerais consolidados. Elas são formadas por meio de processos naturais e dispõem de coloração e textura distintas, que variam de acordo com a sua composição mineralógica, origem e formação. Muitas rochas podem apresentar ainda outros materiais de origem natural, como gelo e matéria orgânica.

A exposição das rochas na superfície terrestre pode acarretar no seu processo de intemperismo, dando origem aos solos e a outras rochas, como veremos mais à frente.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ROCHAS

A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas. Trata-se das rochas formadas pelo resfriamento e consolidação do magma terrestre. Embora tenham a mesma origem, as rochas ígneas apresentam composições distintas, que variam de acordo com o material de que é formado o magma, isto é, da preponderância de elementos que o constituem.

Dentro da categoria de rochas ígneas podemos identificar ainda duas outras classes de rochas, as quais são estabelecidas de acordo com o seu local de formação. Assim, classifica-se as rochas ígneas em:

◦ Intrusivas (ou plutônicas): são as rochas formadas pelo resfriamento do magma que acontece no interior da litosfera, isto é, em profundidade, sem que haja o processo de erupção desse material para a superfície terrestre. A consolidação dos minerais dessa rocha se dá de maneira lenta, e, por essa razão, os minerais que se formam nessas rochas são maiores e em muitos casos podem ser observados em sua estrutura.


O granito é um exemplo de rocha ígnea intrusiva.

"Extrusivas (ou vulcânicas): as rochas ígneas extrusivas são aquelas formadas pelo resfriamento da lava vulcânica, isto é, do magma que é expelido na superfície terrestre por meio das atividades associadas ao vulcanismo. Esse processo acontece mais rapidamente do que nas rochas intrusivas, dando origem a cristais muito pequenos e não distinguíveis a olho nu.
O principal exemplo de rocha extrusiva é o basalto

Rochas sedimentares: são rochas formadas por fragmentos de outras rochas, chamados de sedimentos. Os sedimentos são produto do processo de intemperismo sofrido por outros corpos rochosos na superfície terrestre, depositados nas áreas denominadas bacias sedimentares. Esses depósitos podem conter também restos de animais e plantas, que darão origem a substâncias como o petróleo, e água. Uma vez depositados, os sedimentos passam pelo processo de diagênese, transformando-se pela compactação física (mecânica) ou dissolução química. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.
Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.

Rochas metamórficas: assim como as rochas sedimentares, as rochas metamórficas são formadas por outras rochas. No entanto, nesse caso, o processo acontece pela transformação que acontece na estrutura e nos minerais presentes na rocha preexistente em decorrência das diferentes condições de pressão e temperatura a que ela está submetida em profundidade. Esse processo é denominado metamorfismo. São exemplos de rochas metamórficas o mármore e a pedra-sabão.
São exemplos de rochas metamórficas o mármore e a pedra-sabão

DIFERENÇA ENTRE ROCHAS E MINERAIS

Como vimos anteriormente, uma rocha é formada por um ou mais minerais consolidados, constituindo assim uma estrutura sólida e nem sempre homogênea. Os minerais são, portanto, componentes de uma rocha. Além disso, são também encontrados em sua forma pura na natureza.

Os minerais são descritos como estruturas sólidas e homogêneas formadas por um ou mais elementos químicos que foram cristalizados por meio de processos inorgânicos que acontecem na natureza. Eles são classificados em metálicos, como o alumínio e o ferro, e não metálicos, a exemplo do diamante e do quartzo.

O quartzo é um tipo de mineral comumente encontrado na composição de rochas.

REFERÊNCIAS:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm

https://www.google.com/search?
sca_esv=ecd6a977a115267d&biw=1366&bih=641&q=tipos+de+rochas&udm=7&fbs=AEQNm0AuaLfhdrtx2b9ODfK 0pnmi046uB92frSWoVskpBryHTvXAcQd7vp80ISgpQqOrJlJ1fF0j5Y1X9xOSWf9RFNq3cwcLsexrmGXHlkXtJmEn BvheN0pL4Er6FE0uosut4xrhc-BucH7PwY5vJPTif6UTD3vt6QZXS-VUwanDY4IPaT3ibSCflSbsvFqGLuJwiQAVf5_ilYQakmHx3f1TvF7UoyMJ2w&sa=X&ved=2ahUKEwjSw_q8o4eJA xWkK7kGHc3rIbEQtKgLegQIDRAB#fpstate=ive&vld=cid:143dbff0,vid:8J0iYAg0cP0,st:0

imagem1: https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2022/07/tipos-de-rocha.jpg






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo sobre a contribuição dos gregos em redação ao pensamento geográfico.

 Os gregos deram o pontapé inicial para o nascimento e desenvolvimento do saber geográfico, sendo os pioneiros na sistematização desse saber...